SEO On Page: saiba como colocar seu site nas primeiras posições do Google

O chamado “SEO On Page” é como o Google vê o ranqueamento da sua página. E para isso, são levados em conta fatores como: título, conteúdo, design, performance e estrutura do site.

Para aparecer nas primeiras posições do buscador, é importante você combinar conteúdo de alta qualidade, estrutura bem organizada e práticas de otimização técnica.

Você deve estar pensando: “Mas como fazer isso tudo?”. Não se preocupe. Neste conteúdo, vamos mostrar 7 dicas para colocar sua empresa nas primeiras posições do Google com o SEO On Page.

Continue acompanhando e ótima leitura.

O que é SEO On Page?

O SEO On Page, ou otimização da página, nada mais é do que um conjunto de práticas que você aplica no site para melhorar a sua posição nos resultados de buscas do Google. Em outras palavras, é tudo o que você faz dentro do site para tornar o seu conteúdo mais relevante para os visitantes.

Para tanto, devem ser aplicadas algumas práticas ao conteúdo de SEO On Page, tais como: título claro e atraente, uso de imagens e vídeos otimizados para web, design responsivo, dentre outras.

Você precisa ter em mente que um conteúdo SEO On Page deve ser estruturado a fim de que o algoritmo possa entendê-lo para a sua empresa aparecer nas primeiras posições do Google.

7 Dicas para colocar sua empresa nas primeiras posições do Google com o SEO On Page

Você quer saber como colocar sua empresa nas primeiras posições do Google com SEO On Page? Então, confira essas 7 dicas para tornar o seu conteúdo um dos mais buscados no Google e fazer com que seu blog/site gere mais tráfego.

1. Entenda o seu público-alvo

A primeira dica não poderia deixar de ser outra: entender quem vai ler o seu conteúdo. O site/blog deve ser feito para o seu nicho.

Para definir o seu público-alvo e conhecer a persona, você deve levar em consideração algumas informações cruciais, dentre elas:

  • quem consumirá o produto/serviço;
  • suas preferências de consumo de conteúdo (vídeos, artigos, infográficos);
  • idade;
  • localização;
  • os problemas mais comuns que a persona enfrenta com o produto/serviço que você quer oferecer;
  • as dores que o seu produto/serviço pode resolver;
  • os objetivos do seu público-alvo;
  • análise dos conteúdos dos concorrentes do serviço/produto;
  • o seu diferencial em relação aos seus concorrentes.

Ter claramente definidas essas questões é o primeiro passo para criar um conteúdo que apareça nas primeiras posições do Google.

 2. Defina a palavra-chave pela qual você deseja ser reconhecido

A escolha da palavra-chave, aquela frase que os usuários digitam no Google para buscar o seu conteúdo, é um fator decisivo no mundo de otimização de buscas. Para ajudar, você pode analisar as palavras-chave dos seus concorrentes, como o público faz buscas por conteúdos semelhantes ao de sua empresa.

A ideia é que a pessoa consiga entender o que a sua empresa faz em questão de segundos. E melhor ainda: se a palavra-chave corresponder à atividade principal da empresa. Sem contar que quanto mais popular, mais chances terá de ser ranqueada pelo Google.

Lembrando que cada conteúdo deve ter uma palavra-chave primária relevante para o conteúdo da página e uma palavra-chave também relacionada ao assunto tratado, inseridas no conteúdo de forma natural.

Se você repetir a mesma palavra-chave para diversos conteúdos, você vai enfraquecer a capacidade de receber tráfego para ela e, consequentemente, não vai colocar a sua empresa nas primeiras posições do Google em SEO On Page.

3. Use título atraente 

Para ranquear sua empresa, o título deve ser atraente e de preferência com 50 a 60 caracteres e na Tag H1 (também chamada de header 1, ou cabeçalho 1, que é o mais importante dos títulos).

Aliás, esse é um dos mecanismos de otimização mais importantes, afinal, o título é a primeira coisa que os clientes veem ao fazer a pesquisa no Google e a primeira impressão que eles vão ter do seu conteúdo.

Outro elemento que não pode faltar no título é a inclusão da palavra-chave. Vamos contar um segredo: a primeira palavra do título deve ter a palavra-chave. Isso dá um toque a mais de SEO na hora de ranquear o seu conteúdo e pode colocar a sua empresa nas primeiras posições do Google.

4. Inclua links internos

Para o SEO On Page, os links internos são essenciais. Eles facilitam a navegação do usuário e distribuem a autoridade da página entre elas. Mas atenção! Os links internos devem levar a páginas que complementam ou aprofundem o assunto que está sendo tratado na página/blog. 

Você deve estar pensando: “Quantos links internos devo ter para ranquear a minha empresa nas primeiras posições do Google?”.

Embora não exista um limite de links internos, o ideal é não exagerar na quantidade, para evitar confundir o usuário e diluir a sua autoridade. O segredo é dar prioridade a links que, de fato, agreguem valor ao conteúdo.

5. Não se esqueça da metadescrição

O que você escreve na metadescriação é o texto que os usuários usam nos mecanismos de buscas para exibir os resultados. Por isso, a Meta Description é tão importante para o SEO On Page.

Nossa sugestão é escrever um texto que corresponda às intenções de buscas da persona. Então, aproveite esta oportunidade de marketing para convencer os usuários a clicarem no seu link.

O ideal é que a metadescrição tenha entre 150 e 160 caracteres e apresente a palavra-chave do conteúdo. Fuja dos jargões desnecessários e aposte em um texto envolvente e fácil de ler.

6. Inclua tags H2

As tags H2 (títulos de segundo nível) podem ser usadas livremente em seu conteúdo. Elas são as peça-chave para a estruturação do texto. E você já vai entender o porquê.

São as tags H2 que tornam o conteúdo mais legível para os usuários e para os mecanismos de buscas do Google. Por isso, devem passar a ideia mais precisa, clara e objetiva que a seção abordará.

Preferencialmente, elas devem incluir também as palavras-chave, mas com equilíbrio, evitando excessos. Isso ajuda os mecanismos de buscas a entenderem a relevância da seção e colocar a sua empresa nas primeiras posições do Google com o SEO On Page.

7. Conte com uma agência de marketing especializada

Quer ranquear sua empresa nas primeiras posições dos buscadores? Então, não deixe de contar com o apoio de um time de profissionais experts no assunto, como a Inside Digital.

Uma equipe com foco em SEO On Page, como o time da Inside Digital, colocará a sua empresa nas primeiras posições do Google.

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Este artigo ajudou? Aproveite para aprender também sobre como atrair leads com a produção de conteúdo para blogs. 

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